segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Liga Olímpica



A Liga Olímpica nasceu em 2006 da ideia do concorrente Nuno Ferreira, que até então disputara a pequena Liga dos Três Grandes com dois dos seus amigos, tendo o próprio vencido as três edições da prova. A estes dois amigos decidiu reunir os seus restantes, aos quais se juntaram mais um ou outro amigo dos amigos. A Liga adquire o seu nome por ter começado com 12 elementos, embora o seu projecto inicial apenas incluísse 10 concorrentes. Dessa forma, nasceu a Liga Olímpica e não a DezLigaDos.

Em 2009/2010 disputar-se-á a 4ª edição da Liga Olímpica, já só com 8 concorrentes. Os restantes concorrentes originais abandonaram ou foram removidos ao longo destes 3 anos. A falta de dedicação e a indecisão destes concorrentes nas últimas épocas nunca permitiram a criação doutras competições. Definidos há muito os 8 concorrentes para esta época, 2009/2010 trará finalmente duas novas competições, o Campeonato Olímpico (ou Liga G8) e a Taça Olímpica.

O Campeonato Olímpico decorrerá conforme qualquer liga nacional: todos contra todos, mas em 3 voltas, o que implica vinte e uma jornadas; a Taça Olímpica consistirá numa prova de eliminatórias, começando nos quartos-de-final e seguindo o modelo das competições europeias, com duas mãos em cada uma das 3 eliminatórias. Estas 6 jornadas completam o “calendário olímpico”. Num ano em que a Liga Record terá 27 jornadas, aproveitá-las-emos com este sistema de 21+6. Para que não haja vencedores “ao acaso”, quer as competições quer o calendário foram elaborados com o máximo rigor.

Esse rigor obriga a que todos os concorrentes joguem apenas com uma equipa. Na verdade, serão poucos os que terão mais do que uma na Liga Record. Mesmo assim, a Liga Olímpica possui óptimos concorrentes: o concorrente Nuno Machado terminou em 59º e 170º da Liga Record nas duas últimas épocas e o concorrente Nuno Ferreira terminou em 150º há duas temporadas; no último ano, os 4 primeiros da Liga Olímpica terminaram nos 500 primeiros da Liga Record.

Nunca houve dinheiro envolvido, apenas o nosso talento e vaidade. Por isso, a Liga Olímpica é sempre extremamente competitiva, tendo o título sido sempre decidido na última jornada. Os 24 pontos que separaram o 6º do 1º classificado em 2006/2007 e os 22 pontos de diferença entre o 4º e o 1º de 2008/2009 são um bom exemplo da competitividade da nossa liga.

Em 3 anos de competição, houve 2 campeões, os 2 Nunos; e apenas outros 2 concorrentes terminaram no pódio.

Liga Olímpica: Todas as Medalhas

Época

2006/2007

2007/2008

2008/2009
Campeão

Nuno Ferreira

Nuno Machado

Nuno Machado
2º Classificado

Nuno Machado

Nuno Ferreira

José Oliveira
3º Classificado

José Oliveira

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro



http://ligaolimpica.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário